O Pórtico do Convento de S. Francisco ou de Nossa Senhora do Socorro classificado como Imóvel de Valor Concelhio pelo decreto nº2/96 de 6 de Março de 1996 é o que resta de um convento do século XVI.
Em 1571 os frades descalços da província dos Algarves da Ordem de S. Francisco solicitaram, a D. Sebastião, a doação da ermida de Nossa Senhora da Sabonha para ai construírem um mosteiro.
Face ao abandono em que se encontrava a antiga matriz de Alcochete e Aldeia Galega a doação foi concedida. E a construção do convento iniciou-se em 1572, tendo-lhe sido dado o título de Nossa Senhora do Socorro.
O século XVII e o início do século XVIII corresponderam ao período de maior prosperidade do convento, altura em que as instalações foram ampliadas e em que maior número de frades teve.
Em 1834 o convento de S. Francisco ou de Nossa Senhora do Socorro foi extinto e em 1838 é vendido em hasta pública e demolido, restando apenas o pórtico de acesso ao recinto do convento.
Pórtico de três vãos em arco assentes em pilares quadrangulares, encimado por três frontões, os laterais rematados por pináculos, o central por uma cruz. Ornamentado com um conjunto de dez painéis de azulejos setecentistas figurados em azul e branco, representando do lado norte São Salvador da Horta, São Pascoal Bailão e Santo António e do lado sul São Boaventura, São Luís e São Francisco. (cm-alcochete)