Linguas
Máscara

Home  > Informação Turística > PATRIMÓNIO > MUSEUS > Museu Biblioteca dos Condes de Castro Guimarães
Av. Rei Humberto II de Itália - Parque Marechal Carmona
2750-319 Cascais
T. 00351 214815304
mccg@cm-cascais.pt
www.cm-cascais.pt

Horário: ter. sex. 10h-17h
Sáb., dom. e feriados 10h-13h/14h-17h 
Encerra seg. e nos feriados 1 Jan., Dom. Páscoa, 1 Maio e 25 de Dez
Entrada gratuita
 
A construção da Torre de S. Sebastião, atual Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, obra notável da arquitetura romântica, data do início do século XX e foi mandada edificar pelo aristocrata Jorge O'Neil. Em 1910, o palácio foi vendido aos Condes de Castro Guimarães que adquiriram peças de arte e mobiliário representativos de várias épocas, assim como um órgão neo-gótico e a valiosa Crónica de D. Afonso Henriques, de Duarte Galvão, manuscrito iluminado do século XVI, com uma das mais antigas representações de Lisboa.

Quando faleceu o Conde deixou a casa e propriedade ao Município de Cascais, para que nelas fosse constituída uma Casa-Museu e Jardim Público.

As variadas coleções deste museu, que pretende manter o ambiente quotidiano dos inícios do século XX, são ricas sobretudo em pintura dos séculos XIX e XX, em mobiliário dos séculos XVII a XIX e em azulejaria portuguesa. Também possui ourivesaria dos séculos XVI, XVII e XVIII e uma vasta biblioteca. Destacam-se, ainda, os contadores indo-portugueses, a porcelana oriental da Companhia das Índias e várias peças em prata. A Capela de S. Sebastião, incluída na propriedade do Museu Condes de Castro Guimarães foi construída no início do século XVII e possui um considerável espólio azulejar.
logotipos logotipos
Criado e desenvolvido por Logotipo Seara.com