Linguas
Máscara

Home  > Informação Turística > NATUREZA > Parque Natural de Sintra – Cascais
Sede
Rua Fernando Formigal de Morais, 1
2710-564 SINTRA
T. 00351 219247200
pnsc@icnb.pt
www.portal.icnb.pt

O Parque apresenta uma grande diversidade de ambientes e paisagens que inclui dunas, florestas, lagoas, uma acidentada linha costeira com altas arribas interrompidas por praias, o imponente Cabo da Roca e, no centro, a magnífica Serra de Sintra e toda a área classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural Património da Humanidade.

Esta zona é particularmente rica e variada do ponto de vista da fauna, da flora e da geomorfologia.

Na Serra de Sintra, sobre um terreno de origem basáltica, granítica e calcária, crescem numerosas espécies de árvores e de arbustos como o carvalho "cerquinho", o carrasco ou o cravo de Sintra.

No que diz respeito à fauna encontra-se aqui o coelho bravo, a raposa ou o peneireiro de dorso malhado, o texugo, a doninha, a cobra rateira, o morcego-de-ferradura e muitas espécies de aves, entre as quais se destacam alguns raros exemplares da águia de Bonelli e do falcão peregrino.

Ao longo do litoral sucedem-se locais de interesse destacando-se as arribas entre a praia do Magoito e a da Aguda, o Cabo da Roca e Praia da Ursa, sistema dunar do Guincho, arriba "viva" das Azenhas do Mar,  Praia das Maçãs, pegadas de dinossáurios na Praia Grande do Rodízio, Praia da Adraga - Fojo e Pedra de Alvidar,  Campo de Lapiás e Boca do Inferno.  

logotipos logotipos
Criado e desenvolvido por Logotipo Seara.com