Linguas
Máscara

Home  > Informação Turística > NATUREZA > Polo de Animação Ambiental do Sítio das Hortas - Alcochete
O Município de Alcochete reforçou, em 2008, o desenvolvimento da sua política ambiental com a inauguração do Pólo de Animação Ambiental do Sítio das Hortas, um espaço dedicado à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e o Freeport Outlet.

Constituído por duas áreas distintas – Sítio das Hortas e Pinhal das Areias – o Pólo de Animação Ambiental tem como missão sensibilizar a comunidade escolar para a adoção e valorização de boas práticas ambientais, de forma a preservar o ambiente e a utilizar os seus recursos naturais.

 Para além da sua missão, com a criação deste espaço a Autarquia pretende cumprir os seguintes objetivos:
Fomentar a preocupação e a aquisição do conhecimento, individual e coletivo para a questão ambiental;
Garantir o acesso à informação e linguagem adequada;
Contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica, no que respeita a questões relacionadas com a preservação ambiental;
Promover atividades educativas de carácter transversal de forma a conhecer, viver e sentir a natureza e a preservação da vida animal.
Promover, a partir de diferentes formas de trabalho e expressão, o desenvolvimento de competências da população escolar.


 A dois passos de Lisboa, o Pólo de Animação Ambiental situa-se numa das mais importantes zonas húmidas da Europa: a Reserva Natural do Estuário do Tejo. A dinamização desta área surge numa altura decisiva para as Zonas Húmidas que, durante o século XX, viram as suas áreas reduzirem para metade devido a fatores como a construção desordenada de habitações, a alteração profunda dos cursos dos rios, remoção da vegetação das margens, poluição, entre outros.

 Atualmente,  o Pinhal das Areias, promove atividades, sempre acompanhada por um técnico, com os “Amigos Orelhudos”, os nossos burrinhos. O objetivo é dar a conhecer  história, características da espécie, cuidados de higiene, veterinários, alimentação e seu ciclo de vida.
Maneio dos Animais

 No curral dos burros é possível o contacto direto com os animais, descobrir os trabalhos diários, os cuidados a ter, as curiosidades que envolvem estes animais amistosos, que possuem grande capacidade de tolerância ao ser humano.

Para além da limpeza do curral, da hora da comida, este animais precisam de ser escovados, acarinhados e mimados, esta interação faz a delícia de qualquer criança.

As atividades são sempre desenvolvidas com pequenos grupos.
Passeios de Burro

 Para esta atividade foi definido um pequeno percurso, a atividade consiste na escolha do animal, aparelhamento (preparação do burro para o passeio), e conhecimento de regras básicas necessárias para um volta tranquila e segura.


Atividades livres:
Acessos aos circuitos de manutenção e lúdico-pedagógico;
Passeios pedestre e de bicicleta;
Percurso auto guiado;
Fotografia;
Leitura;
Jogos tradicionais;
Observação da natureza.


Atividades sujeitas a marcação:
Iniciação à anilhagem de aves; (ICNF)
Maneio dos Animais (CMA)
Passeios de Burro (CMA)


Horários:

Pinhal das Areias
Aberto todos os dias (exceto 25 dezembro, 1 janeiro, 1 maio)
 Das 10h00 às 18h00 (15 de setembro a abril)
 Das 10h00 às 20h00 (2 de maio a 15 de setembro)
 (Entrada pelo portão Sul - Freeport Leisure) e (Entrada pelo portão Sul - Freeport Leisure e portão Norte, junto à estrada das Hortas)

 (cm-alcochete)





logotipos logotipos
Criado e desenvolvido por Logotipo Seara.com