Linguas
Máscara

Home  > Informação Turística > NATUREZA > Arriba Fossil da Costa da Caparica
Sede
Estrada Florestal da Costa de Caparica
Praia da Rainha - Fonte da Telha
2825-412 COSTA DE CAPARICA
T. 00351 212 918270/6
 
Centro de Interpretação da Mata dos Medos

A Arriba Fóssil da Costa da Caparica, cuja designação se deve à sua atual posição recuada relativamente à orla marítima apresenta belíssimas formas de erosão de tonalidades ocre e ravinas abundantes encimadas por vegetação. Do ponto de vista geológico, que é o elemento mais relevante, esta arriba, formada por uma sucessão de estratos e rochas sedimentares, é um interessante testemunho de outras épocas.

Excelentes praias atlânticas de águas transparentes, com extensos areais, desde a Costa da Caparica até à Fonte da Telha, conferem a este local um valor natural de enorme potencial recreativo e turístico. 

Quanto à Mata dos Medos, o valor do patrimonio florístico conduziu à sua classificação como Reserva Botânica Paisagem Protegida estatuto que visa a proteção do conjunto da arriba bem como da Mata dos Medos, reserva botânica que lhe fica contígua.

A área florestal da Mata dos Medos, situada no topo da arriba, terá sido mandada instalar pelo rei D. João V com o objetivo de evitar o avanço das areias das dunas ou "medos" para os terrenos agrícolas interiores.

Na vegetação da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica domina o pinheiro-manso e é rica em arbustos. A sul da Mata dos Medos situam-se os Medos de Albufeira onde domina o pinheiro-bravo, a sabina-da-praia e a camarinha. Na fauna predominam coelhos, fuinhas e raposas.
logotipos logotipos
Criado e desenvolvido por Logotipo Seara.com